41 3037-4444

41 3044-4448

41 3057-1737

41 3030-1737

41 99677-1059

41 99695-0222

Aprenda a montar a sala de jantar perfeita

Cômodo deve ser elegante e também acolhedor para receber visitas em casa para refeições; confira as dicas de José Morales.
 
 

Por ser o local da casa onde tradicionalmente se reúnem familiares ou amigos – seja para um almoço de domingo ou um jantar de celebração - a sala de jantar é um cômodo importante da casa. A disposição correta pode fazer toda a diferença para que os convidados sintam-se à vontade e interajam entre si, sem desconfortos e tendo espaço adequado.


“Uma decoração elegante é importante, mas deve-se levar em conta que o local também deve ser acolhedor, já que é um cômodo para a confraternização. Quem estiver sentado à mesa deve se sentir bem e com vontade de permanecer mais”, explica o catalão José Morales, proprietário da loja Morales Furniture e Tapetes. “Por isso, além da beleza , recomenda-se investir no conforto”.


Outro aspecto importante, segundo Morales, é o espaço e a mobilidade. “Por ser um espaço no qual as pessoas se sentam para comer, é preciso dispor os móveis e decorações reservando espaço suficiente para que os participantes possam se mover à mesa com facilidade, e também tenham liberdade para circular pelo ambiente quando preferirem”, destaca o especialista.


Tamanho e Formato da Mesa – O ponto mais importante, de acordo com o consultor, é a proporção da mesa em relação ao espaço disponível no cômodo. “É importante reservar um espaço de ao menos 0,9 cm ao redor da mesa de jantar (idealmente 1,20 cm), para livre circulação”, explica Morales. Quanto ao formato, para ambientes estreitos, ele recomenda optar por uma mesa retangular. “Já para cômodos pequenos, a mesa mais indicada é a em formato quadrado. A mesa redonda exige que a sala seja espaçosa, caso contrário, melhor evitar”, complementa.


Modelo das Cadeiras - Para espaços menores, a melhor opção é investir nos modelos mais estreitos e sem braços, que facilitam a movimentação e ocupam menos espaço. “Caso prefira comprar modelos com braços, é fundamental medir a altura das cadeiras em relação à mesa. Caso contrário, podem não encaixar sob a mesa”, alerta Morales. Além disso, segundo ele, as cadeiras devem ser confortáveis o suficiente para que as pessoas possam permanecer sentadas durante todo o período da refeição, sem grandes desconfortos.


Iluminação - Para que a sala de jantar seja aconchegante, de acordo com o especialista, a iluminação deve ser difusa, ou seja, deve-se evitar o foco direto da luz sobre a mesa. “Isso pode esquentar demais o ambiente ou perturbar os presentes por refletir nos olhos”, explica. De acordo com Morales, o lustre pode ficar logo acima da mesa, desde que a luz não seja direta. “Cuidado também para que o lustre não fique baixo demais, podendo causar incômodo ao levantar da mesa”.


Decoração das paredes - Papéis de parede com estampas de flores e frutas (ou quadros com esses elementos) são recomendados, pois dão um ar de frescor e são agradáveis para as refeições. “Espelhos também são indicados, principalmente para os ambientes mais compactos, porque dão a sensação de que o cômodo é mais amplo”, finaliza Morales.

Comentários

Deixe seu comentário

Contate-nos

Rua Alberico Flores Bueno, 1180|Bairro Alto|Curitiba|Paraná

Vendas Locação Lançamentos Empresa
Trabalhe Conosco| Anuncie seu imóvel| Procuramos para você| Localização

Telefone

41 3037-4444

Das 09:00 às 18:00

Whatsapp

41 99677-1059

Das 09:00 às 20:00

Plantão

41 99695-0222

Das 09:00 às 20:00

sites para imobiliárias